Nossa motivação

Pensando em você, aluno(a) do Ensino Fundamental e do Médio, a ONC elaborou “A primeira missão escolar em Marte”, um desafio gamificado e digital para deixar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ainda mais empolgante.

Nos últimos anos, com o desenvolvimento da inteligência artificial (tema da SNCT 2020) uma nova corrida espacial foi acelerada. Estados Unidos, China e Rússia disputam o título de primeiro país a levar o homem à Marte. Antecipamos virtualmente essa viagem para você, esperando que você se divirta conhecendo os grandes desafios que todas essas agências espaciais estão enfrentando para vencer mais esse desafio.

Como funciona ?

Durante dois dias, O(A) estudante vai ser o(a) protagonista de toda a missão, sendo auxiliado(a) por um robô dotado de inteligência artificial. Ele(a) controlará simuladores digitais; saberá como driblar alguns efeitos indesejáveis para o corpo humano em uma viagem interplanetária de longa duração; resolverá problemas sobre rotas e consumo de combustível; colocará a nave em órbita estacionária; pousará em Marte, solucionará problemas inesperados, inclusive a falta de água, de comida e de combustível para o retorno à Terra.

No primeiro dia, você sairá da Terra até a nave espacial, preparará a nave para a viagem e programará a rota para Marte. No segundo dia, posicionará a nave em órbita de Marte, pousará um veículo auxiliar e preparará a base para sua estadia no planeta vermelho. No terceiro dia, aprenderá a sobreviver em Marte, enfrentando os maiores desafios que este planeta pode oferecer aos terráqueos; voltará para a nave espacial e traçará uma rota alternativa de retorno à Terra. Por toda a viagem, você será surpreendido(a) com perguntas sobre vários aspectos envolvendo uma viagem espacial e que poderá responder pesquisando na web.

O QUE VOCÊ PRECISA PARA SE DAR BEM?

Antes de mais nada, toda a viagem é um grande jogo que será disputado por alunos de todo o Brasil no mesmo período de 2 dias. Em cada dia, você receberá uma pontuação baseada em habilidades específicas para resolver as tarefas e os problemas que simulam a realidade de uma viagem desse tipo. As situações são acessíveis para qualquer aluno(a), desde que fique muito atenta(a) às orientações e a todas as informações oferecidas. Entenda que o espaço sideral e Marte são ambientes hostis ao homem. Um deslize pode lhe custar a vida, ou, no nosso caso, o retorno ao início do jogo.